Notas Metodológicas – Ideologia de Gênero
1. MAPEAMENTO DE ATORES
Giulliana Bianconi
Jornalista, diretora da Gênero e Número
O mapeamento de atores foi realizado por meio de pesquisa em plataformas digitais, também com referências bibliográficas e com apuração jornalística para se chegar a um mínimo de 30 nomes que estão relacionados ao tema “ideologia de gênero” em cada uma das cinco regiões do país.
Para cada região, foi estruturada uma planilha no software Excel. Em cada região, os nomes (atores) foram agrupados a partir de três categorias: mídia, religião e política. Para cada um dos atores mapeados, foi aplicado um questionário, que continha perguntas gerais e perguntas específicas relacionadas às categorias mídia, política e religião. Para cada questão, atribuiu-se a pontuação 1 ou 2.
Dessa forma, todos os atores tiveram uma pontuação. Na planilha, a pontuação a cada ator permitiu um ranking por região. A partir desse ranking, identificou-se quais os atores mais influentes. O passo seguinte foi considerar pelo menos os 10 mais influentes de cada ranking regional para identificação de perfil no Twitter.
2. COLETA NO TWITTER: fase 1
Natália Leão
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia IESP/UERJ
Analista de dados na Gênero e Número
A coleta dos dados foram realizadas através do software estatístico R!Studio, onde se obteve os dados sobre “seguidores” e “seguindo”. Após o levantamento destes dados, foram filtrados apenas os perfis de interesse. O período de busca foi de 18 de setembro de 2018 a 15 de agosto de 2019.Os perfis coletados foram:
@AelciodaTV, @AiltonBenedito, @Alan_Rick, @alberto_fraga, @alefrotabrasil, @alvarodias_, @praanaluciambn, @anapaulavaladao, @EuToCom22, @andrecamara2,
@aferreira2020, @DepAntoniaLucia, @bernardopkuster, @CarlosBolsonaro, @carlosgomesdep, @carmen_dd, @CarolDeToni, @__ClaudioDuarte, @DamaresAlves, @selva1918, @delegado_waldir, @BolsonaroSP, @elidiasborges, @ElienaiCamara1, @apostolicototal, @FFrancischini_, @Francischini_, @FlavioBolsonaro, @franciscojr_go, @depgilsondsouza, @CamaraHeber, @HeIioBolsonaro, @pastortakayama, @jairbolsonaro, @JanainaDoBrasil, @JaufranSiqueira, @jefersonprb10, @joaocamposdep, @joeldaharpa1, @joicehasselmann, @_JorgeLinhares, @JoselitoMuller3, @josuegoncalves, @juanribe, @JulioCesarRib, @leandroruschel, @LizianeBayer, @luana_camara, @bispalucia, @LucianoSubira, @lpbragancabr, @MagnoMalta, @Major Olímpio, @MajorVitorHugo, @MarcelAlexandre, @ValadaoMarcio, @marcofeliciano, @MarcosRogerio, @meciasdejesus, @_michelecollins, @DpRicardoArruda, @naianecamara, @OdeCarvalho, @onyxlorenzoni, @silva_orley, @altairgermano, @cleitoncollins, @Estevamrev, @DEPPASTOREURICO, @Terci3Francisco, @Honório Pinto_, @PrJonatascamara, @PauloBengtson, @prsamuelcamara, @pastorisidorio, @SERGIOAQUEIROZ, @PauloMartins10, @philipecamara, @platinylopes, @PastorJecerGoes, @PriscilaBCosta_, @RafaellMilas, @rebekahcamara, @falecomreizo, @BispoRodovalho, @Rconstantino, @SargentoFAHUR, @SenadoraSelma, @sfharfouche, @silascamara_, @PastorMalafaia, @Sthronicke, @ThiagoBCamara, @tulioferreira_, @GalliOficial, @marisa_lobo, @ernestofaraujo
Nem todos eles retornaram entradas, seja porque não utilizaram o twitter ou porque não seguiam ou eram seguidos por nenhum usuário da lista de interesse. Desta forma, os perfis que tiveram retornos, foram:
@AiltonBenedito, @Alan_Rick, @alberto_fraga, @alefrotabrasil, @alvarodias_, @praanaluciambn, @anapaulavaladao, @EuToCom22, @andrecamara2, @bernardopkuster, @CarlosBolsonaro, @carlosgomesdep, @CarolDeToni, @__ClaudioDuarte, @DamaresAlves, @delegado_waldir, @BolsonaroSP, @elidiasborges, @ElienaiCamara1, @FFrancischini_, @Francischini_, @FlavioBolsonaro, @franciscojr_go, @depgilsondsouza, @CamaraHeber, @HeIioBolsonaro, @pastortakayama, @jairbolsonaro, @JanainaDoBrasil, @JaufranSiqueira, @jefersonprb10, @joaocamposdep, @joeldaharpa1, @joicehasselmann, @_JorgeLinhares, @JoselitoMuller3, @josuegoncalves, @juanribe, @JulioCesarRib, @leandroruschel, @LizianeBayer, @luana_camara, @bispalucia, @LucianoSubira, @lpbragancabr, @MagnoMalta, @Major Olímpio, @MajorVitorHugo, @MarcelAlexandre, @ValadaoMarcio, @marcofeliciano, @MarcosRogerio, @meciasdejesus, @_michelecollins, @DpRicardoArruda, @naianecamara, @OdeCarvalho, @onyxlorenzoni, @silva_orley, @altairgermano, @cleitoncollins, @Estevamrev, @DEPPASTOREURICO, @Terci3Francisco, @Honório Pinto_, @PrJonatascamara, @PauloBengtson, @prsamuelcamara, @pastorisidorio, @SERGIOAQUEIROZ, @PauloMartins10, @philipecamara, @platinylopes, @PastorJecerGoes, @PriscilaBCosta_, @RafaellMilas, @rebekahcamara, @BispoRodovalho, @Rconstantino, @SargentoFAHUR, @SenadoraSelma, @silascamara_, @PastorMalafaia, @Sthronicke, @ThiagoBCamara, @tulioferreira_, @GalliOficial, @marisa_lobo, @ernestofaraujo
Após a coleta foram filtrados nas colunas “usuário” e “seguindo” apenas os usuários que seguiam algum perfil de interesse – apontados na listagem acima. Todos os outros dados de retorno da busca foram excluídos. Os dados de todos os usuários foram agrupados em um único banco de dados. Posteriormente a listagem com os usuários e quem eles seguiam foram transformados em formato igraph para a construção do grafo.
3. COLETA NO TWITTER: fase 2
Mariana Carvalho
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ
As coletas foram feitas através da ferramenta de busca avançada oferecida pelo Twitter (https://twitter.com/search-advanced). O período de busca foi de 01 de janeiro de 2019 a 31 de maio de 2019.Os perfis coletados foram:
@platinylopes, @falecomreizo, @DepAntoniaLucia, @PrJonatascamara, @prsamuelcamara, @naianecamara, @AelciodaTV, @luana_camara, @MarcelAlexandre, @silascamara_, @rebekahcamara, @andrecamara2, @meciasdejesus , @elidiasborges, @PauloBengtson, @Alan_Rick, @honoriopinto_, @MarcosRogerio, @philipecamara, @CamaraHeber, @ElienaiCamara1, @praanaluciambn, @ThiagoBCamara, @tulioferreira_, @selva1918, @jairbolsonaro, @FlavioBolsonaro, @CarlosBolsonaro, @BolsonaroSP, @Terci3Francisco, @joeldaharpa1, @JaufranSiqueira, @pastorisidorio, @_michelecollins, @cleitoncollins, @aferreira2020, @EuToCom22, @DEPPASTOREURICO, @altairgermano, @JoselitoMuller3, @PastorJecerGoes, @PriscilaBCosta_, @Estevamrev, @SERGIOAQUEIROZ, @joaocamposdep, @carmen_dd, @jefersonprb10, @silva_orley, @franciscojr_go, @delegado_waldir, @sfharfouche, @JulioCesarRib, @RafaellMilas, @GalliOficial, @AiltonBenedito, @SenadoraSelma, @Sthronicke, @MajorVitorHugo, @alberto_fraga, @PastorMalafaia, @anapaulavaladao, @joicehasselmann, @BispoRodovalho, @bispalucia, @marcofeliciano, @__ClaudioDuarte, @ValadaoMarcio, @apostolicototal, @josuegoncalves, @_JorgeLinhares, @juanribe, @alefrotabrasil, @OdeCarvalho, @Rconstantino, @MagnoMalta, @Major Olímpio, @JanainaDoBrasil, @lpbragancabr, @HeIioBolsonaro, @depgilsondsouza, @DpRicardoArruda, @pastortakayama, @bernardopkuster, @CarolDeToni, @Francischini_, @LucianoSubira, @PauloMartins10, @alvarodias_, @DamaresAlves, @carlosgomesdep, @LizianeBayer, @leandroruschel, @FFrancischini_, @SargentoFAHUR, @onyxlorenzoni, @reizocb, @SilasCamaraAM, @silascamarapsc, @pastorjonatasof, @joeldaharpa, @sgtisidorio, @carmencestari, @CarmenCestari10, @sergioharfouch, @SelmaSenadora, @SelmaArruda1963
Nem todos eles retornaram entradas, seja porque não utilizaram os termos coletados ou porque são contas que não tiveram atividade no período determinado para coleta.Os termo primários usados para coleta foram:
– Gênero
– Homem
– Mulher
– Criança/Crianças
– Escola
– Homofobia
– Gay
– Identidade
– Politicamente correto
– Kit gay (retornos iguais a busca por “gay”)
– educação sexual
– feminismo
– sexo biológico (não houve retorno)
– sexo
Foram coletados 994 tweets em um primeiro momento. Para ampliar o número de entradas, adicionamos variações dos termos buscados anteriormente:
-homens
-mulheres
-feminista/feministas
-sexual
-gays
Após a coleta, os dados foram exportados para o software R!Studio para filtragem e segmentação. A partir dos dados, criamos um conjunto específico de stopwords que atendessem ao material e uma outra lista de termos que, dentro do contexto das mídias sociais, também deveriam ser excluídos da coleta. Após a estruturação e limpeza dos dados, foi realizada uma contagem total e separada por usuários, que foi somada aos dados dos usuários.
A partir dos dados, também foi estruturado um léxico com as cem palavras mais frequentes e relevantes, que também gerou uma tabela geral e por usuário. A partir deste léxico, é possível identificar os temas mais recorrentes ligados a ideologia de gênero de forma geral e também a partir de cada usuário, sendo possível observar os discursos que cercam o debate sobre ideologia de gênero do grupo analisado.
Posteriormente, também foram coletadas, de forma automática através do R!Studio, todos os tweets do grupo entre os dias 1 e 30 de junho, que podem ser utilizados para alimentar o banco já construído, ou para outras pesquisas futuras.